terça-feira, 18 de agosto de 2009

SÃO JOÃO EM ARCOVERDE , TRADIÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL



As festas tradicionais, quer sejam juninas, natalinas ou de padroeira são importantes por concentrarem maior número de pessoas da localidade e da região vizinha.
Cada vez mais assumindo importância histórica, estas festas também assumem sua importância cultural e econômica. A melhoria constante na economia e a melhor distribuição de renda do trabalhador provocam melhoria na qualidade de vida das pessoas, ocasionando mudanças de comportamento.
As pessoas hoje viajam mais, consomem com mais qualidade, vão a museus, assistem cinema e vêem teatro: Desenvolvimento econômico, educação, produção e consumo culturais se interligam, por isso que festas tradicionais são mais culturais, históricas e bonitas. É o caso de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Gravatá.

Arcoverde está de parabéns, pela festa multicultural que já inspira outras regiões. O São João de Arcoverde é uma festa de referência internacional.


As festas juninas somam tradição com modernidade sem perder a alegria: Geração de todas as idades dançam quadrilhas, coco, ciranda, forro e todas as demais modalidades. Todos os anos, a festa faz grandes homenagens à cultura da região. O Reizado foi o tema central da festa. Importante para o resgate de uma cultura antiga, mas que encanta e é presente na tradição do povo brasileiro.
....

Presença do Diretor da Escola JEM, Luiz carlos e sua esposa Lena, Edimilson e Eliane no Forro Alto do Cruzeiro. No palco grande sanfoneiro animando com forró de todos os ritmos.








Realmente a festa de Arcoverde tem novidade e atração por todos os recantos. Para estas amigas o céu era o limite. Claudia, Eliane e Iolanda.





Edimilson e Eliane, contemplando a Paisagem nordestina. Uma casa de Barro, um pé de mandacaru... sem se falar nos botecos, na casa da poesia. Enquanto isso, no palco cultural, as meninas dançando a dança dos Indios. O toré.



Que lindo!... o bumba meu boi ou boi bumbá.
Eliane e sua cunhada Iolanda, ambas estavam alegres e contentes, tiraram fotos de todas as alegorias da festa. Para elas diversão e cultura juntos são momentos valiosos e saudáveis. Ficamos mais jovens.







E festa
continua com arte, pois beleza e criatividade faz agente sair da rotina.





Grande apresentação. Momento muito rico e mágico durante apresentação do grupo de dança indígina. A cidade de Arcoverde e região ficam com a identidade cultural mais fortalecida cada vez que eventos como este acontecem na Região.









Reisado é a denominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e Dia de Reis.
O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus. Em Portugal é conhecido como Reisada ou Reseiro. (Luis Câmara Cascudo)



Já conversamos demais e ainda não tínhamos chegado no FORRÓ. São João sem Forró é carnaval sem Frevo, è Bahia sem Axé, Zé sem mulé, Sanfona sem Gonzaga, São Paulo sem garoa, Cerveja quente, buxada sem cachaça, fim de feira sem briga, e forró tem que ser pé de serra:Zabunba, triângulo e safona e tocar só xote pra se dançar agarradim... "Que isso Cumpade?!! Tà vendo os sanfanero aí não?!! Oxente!!! Vamo chamá as cumade que você já tá é chei de mangaça."










Nenhum comentário: