quarta-feira, 28 de maio de 2014

Desbravadores a cavalo: de Tupanatinga ao Puiu!

Tupanatinga há 300 km de recife, cidade do agreste meridional. Vizinha a Cidade de Buíque fazem divisa com o sertão do Moxotó: Arcoverde, Sertânia, Ibimirim e Inajá. 

Nesta área existe uma reserva indígena de 12.260ha, com doze aldeias de índios denominados de KAPINAWÁ distribuídos nas aldeias Mina Grande (sendo esta a sede), j
Julião, Palmeira, Macaco, Maraçamduba, Maniçoba, Areia Grossa e Santa Rosa, Marias Pretas, Quirindalho, Riachinho e Pau Ferro.

 Toda essa extensão de terra é localizada em parte no vale do Catimbau, um passeio aventureiro não será possível ser feito somente a carro. Há lugares que somente a cavalo ou a pé pode-se chegar. Uma mata virgem e infinita que só desbravador feito Nicolau Aranha Pacheco, no século 17 onde pela primeira vez cruzou toda essa região demarcando todo território sertanejo. 

 Foi com este espírito que os desbravadores José Gomes, Lucildo, Luís Carlos e Armando, organizaram uma aventura invejável e corajosa e partiram  do Sitio Chico (Povoado Cabo do Campo) até Puiu-Ibimirim.  Os quatro cavaleiros partiram numa manhã de sábado (10/05), seguiram por Baixa Grande, Exu, Areia Grossa, Santa Rosa, Lagoa do Puiu, Puiu e Fazenda Sacomã.
Parada de  apoio  na fazenda Sacomã para  tomar água


Residencia  do Sr, Armando -  seu Gibão de couro- veste do  vaqueiro para se embrenhar na caatinga atrás do gado.



Descrição do atrativo:
O núcleo do povoado do Puiú é marcado pela igreja de São Sebastião e por um casario térreo e geminado. A igreja teve sua fundação em 1812, mas passou por grande reforma em 1996. Hoje a sua fachada principal apresenta um contrataste entre uma superfície plana ladeada por duas torres com resquícios de influência do colonial. A frente do templo, além do cruzeiro, avista-se um nicho. Entretanto, os maiores atrativos do povoado estão ligados à natureza: lagoa do Puiú, serra e cavernas.


Dona Maria José, zeladora da  Igreja São Sebastião abriu a capela para os viajantes- Puiu - Ibimirim 


Lagoa do Puiu, parada para para descanso e apreciação  da natureza exuberante  do lugar.

Descrição do atrativo:
Com mais de um quilômetro de extensão e largura superior aos 400m, a lagoa tem algarobas em sua margem (árvore bastante presente na região). Complementam a sua vegetação, trechos de caatinga arbustiva, algumas fruteiras, palmáceas e cultivos de subsistência. Nos períodos de seca, apresenta-se com uma superfície plana de coloração avermelhada, nos períodos chuvosos, formam-se pequenas praias que a população utiliza para banho. É curioso o fenômeno de que em sua margem esquerda, suas águas apresentam-se com um teor de salinidade bastante alto formando, inclusive, pequenas pedras de sal. Enquanto em sua margem direita, a água encontra-se “doce”. Há ocorrência de pesca artesanal com capturas de tilápias. Próximo ao atrativo tem-se o povoado do Puiú.

Para o bancário Luís Carlos,  a aventura campestre é desafiante 


Encontro com o Senhor Cicinho - Cacique da Aldeia de Santa Rosa-Ibimirim

Zé Gomes e Lucinaldo   desbravadores nato da região comentam sobre a importância ecológica e histórica da região 




Uma prensa no meio da mata,   peça importante no fabrico da  farinha, o que restou para história- Aldeia Santa Rosa. 


Parada para o almoço no meio da Selva virgem e deserta - área pertencente a Aldeia Areia |Grossa - Ibimirim-PE.

Seu Armando em seu cavalo,  desbravando território Indigna e contando historia lendária da região. 

Montanhas que deslumbram a grandiosidade da Aldeia Macaco- Tupanatinga

Imagens rusticas acenam a força  mistica da natureza campestre que poucos  ainda não reconhece seus benefícios  

Os companheiros desta aventura param para registrar este momento e produzem imagens inesquecíveis deste território pertencente  aos nossos verdadeiros desbravadores - Os Índios .   

Nenhum comentário: