sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

DONA ZEZE, EXEMPLO DE SABEDORIA


Homenagem especial a professora Maria Jose Pereira 
Mestra, Educadora, Professora, Amiga, Construtora, Servente, Guia, tudo isso e mais alguma coisa.   (por Maria Helena Cursino)  
              Zé, Zezé, Dona Zezé, Maria José ou ainda Zezé de Sr. Manoel Zinho ou de dona Mariinha, és parte de uma cidadezinha pequena no Sertão do Moxotó, hoje Agreste Meridional de Pernambuco. Como tudo na vida há o momento, uma época, a vez de sermos o centro da nossa estória ou da estória dos outros, tu foste entre tantos outros talentos nascidos nesta terra, em que a fraternidade e a solidariedade sempre foram a base das famílias que aqui fincaram suas raízes, tu Zezé, escreveste tua estória nesse torrão abençoado por Deus.
Como todos os filhos e filhas da saudosa Santa Clara, foste uma que, sem medir distância e dificuldades financeiras, saíste em busca dos teus sonhos: sonho de ser professora, boa filha, boa irmã, boa vizinha. A caminhada foi o retrato da tua persistência.  Ouviste as palavras do MESTRE MAIOR “Não Tenhas Medo”. A primeira parada foi no Colégio Carlos Rios em Arcoverde.  Ao concluir a sétima série, partes para o Rio de Janeiro, concluindo assim Antigo Ginásio na cidade maravilhosa. Retornas a Tupanatinga em l971, onde inicias o Curso do Magistério no Colégio Onze de Setembro da Igreja Batista em Arcoverde e, em l973 recebes o diploma do 2º grau como professora primária.
Etapa vencida resta partir para o próximo desafio. Mais uma vez na tua simplicidade, humildade e responsabilidade, encaras o Grupo Escolar José Emílio de Melo, como professora primária da lª série. Escola pequena com quatro salas, mas que para a nossa comunidade representava toda a esperança dos pais e das crianças no campo educacional. É o início da conquista de um sonho: colocar-se a serviço das nossas crianças. Mais um desafio que tiras de letra.
O tempo passa, a Educação no interior de Pernambuco acorda e Arcoverde tem sua 1ª Faculdade. Novos tempos, novos desafios. Escolas do 1º Grau são autorizadas em vários Municípios e nós fomos agraciados. Tua participação na vida da Escola José Emilio de Melo, seja do 1º ou 2º Grau foi marcante, não só pela competência, responsabilidade, doação e ética, mas, sobretudo, pela humanização do teu trabalho educativo.  Marca registrada nas atividades da Igreja seja nas Cáritas, na Pastoral da Criança, na Liturgia ou em qualquer outra atividade que foste membro. Sempre ouviste o chamado do MESTRE: SERVIR, SERVIR SEM OLHAR A QUEM.
Foste um ser iluminado e nós como mães, pais, alunos, dirigentes e filhos desta terra, só temos a agradecer por tudo que fizeste no campo educacional, ora lecionando Português, Literatura, Ensino Religioso, Moral e Cívica, OSPB, ora realizando trabalhos sociais junto as pastorais.  Nosso muito obrigado! Exerceste a função de Amiga, Educadora, formadora de opinião, professora e principalmente um ser humano serviço do outro.
Termino com o pensamento de Frei Anselmo Fracasso (A grandeza das obras que fazemos não está na publicidade, mas no amor que nelas se escondem).
Dona Leninha
Colaboração de Joelma Paixao




Nenhum comentário: