quarta-feira, 15 de março de 2017

Escola de referência em ensino médio Jose Emilio de Melo

         A história da Escola estadual do Município, não é um simples registro. É uma grande história que contempla várias outras histórias, como a dá própria educação, da política e a dá própria história do município. Portanto deve-se fazer uma ampla pesquisa para que se tenha de fato a real e completa história da nossa histórica Escola estadual José Emílio de Melo, atual Escola de referência em ensino médio José Emílio de Melo. Eis abaixo alguns dados que servem de base para futuras pesquisas sobre esse patrimônio histórico da nossa educação que atravessou e atravessa geração e geração:

      A Escola Típica Rural, localizada antigamente na Rua Santa Helena, atualmente residência do Ex-Vice-prefeito José Genecy Minervino, foi por muito tempo a Escola do Distrito de Buíque, Tupanatinga.

       Com a emancipação política ocorrida em 20 de dezembro de 1963 o Distrito de Buíque tornou-se Cidade e a escola então deixa de ser federal para ser   O Grupo Escolar José Emílio de Melo. A escola estadual do novo município também ganhou novo endereço.  José Cursino de Melo, conhecido por Zuquinha, doou um terreno para construção da referida escola a qual recebeu o nome do então percursor da emancipação política do município Cel. José Emílio de Melo, motivo este que culminou com o seu  assassinato  em março de 1963. Homenagem justa dada pelo irmão e até os dias de hoje a escola carrega esta história assim também como a praça, homenagem do seu filho Jaime de Melo Galvão quando foi prefeito eleito no período de 1965 a 1970.

          A escola então instalada em seu novo endereço onde mantem-se até hoje, no Jardim Santa Clara, funcionava com o ensino primário e a direção escolar era exercida por uma professora responsável até início da década de 70, quando se instituiu o cargo de diretor e aí   tivemos á frente da direção a tão reverenciada Senhora MARIA HELENA CURSINO DE MELO, que ficou cerca de 27 sete anos conforme informou-nos a própria.  Neste período escola deixa também de ser grupo escolar e passa então ser a    Escola José Emílio de Melo.
Com a Diretora Maria Helena no comando a escola toma rumo e ganha credibilidade da comunidade. Ordem e disciplina foram a marca registrada da direção que por muito tempo impôs respeito e conquistou ser referência na Região.
        A escola também muito contribuiu para atividade esportiva, cultural e religiosa dos alunos e da comunidade.


Nenhum comentário: